segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Poluição do ar pelos carros da VW e a queda do valor das ações

O aviso de Violação está endereçado para a rua Ferdinand Porsche, sede do grupo Volkswagen da America(do Norte) e é uma porrada: a agência de proteção ambiental americana(EPA) comunica que estava investigando e que vai continuar investigando as empresas que estão reunidas sob o guarda-chuva da VW(entre elas a Audi) para o cumprimento da lei do Ar Limpo, a data da mensagem é de 18 de  setembro de 2015. 
O documento continua batendo de mão fechada, a EPA indica que a VW desenvolveu e instalou dispositivos em determinados carros entre os anos de 2009 e 2015, movidos a diesel, com a intenção de burlar a lei. 

A instalação destes dispositivos nos automóveis, segundo a EPA determinou, fazia com que eles  não estivessem dentro das especificações de emissões que os certificados que eles possuíam afirmavam. Segundo a EPA, foi desenvolvido um programa de computador que quando o carro estivesse sendo testado, o resultado estaria dentro dos valores permitidos de emissão. Em condições normais de rodagem, sem avaliação, o programa desligava o o equipamento, o que reduzia a efetividade do sistema de controle das emissões. Como resultado, a emissão de gases a base de nitrogênio, que saiam dos escapamentos, conhecidos como NOx, aumentava entre 10 e 40 vezes acima dos valores máximos determinados pela lei.
Mas qual é a razão de tanto barulho? Qual é o problema do NOx?
NOx é o nome genérico dado aos gases NO(óxido nítrico) e NO2(dióxido de nitrogênio).  A exposição a estes poluentes tem sido associada há uma série de efeitos graves para a saúde, incluindo aumento de ataques de asma e de outras doenças respiratórias e/ou cardiovasculares relacionadas que podem ser graves o suficiente para enviar as pessoas para o hospital. 

Além de efeitos aos seres humanos, esses gases, ao serem transportados pelo ar, reagem com a água, formando ácido nítrico, contribuindo entre 25 a 30 % para a formação da chuva ácida. Outro efeito da influência dos óxidos a base de nitrogênio é na produção da fumaça fotoquímica, que ocorre quando óxidos nitrogenados (NOx) e compostos orgânicos voláteis (VOC) reagem na presença de luz solar.

O CEO da VW, prof dr Martin Winterkorn, veio a público num comunicado no próprio site da VW para informar que eles estão levando esta história muito a sério e se desculpou (profundamente) por ter quebrado a confiança das pessoas, e que a empresa está aberta a cooperar de maneira clara e transparente.

Mesmo assim, o mercado reagiu de mal o que fez as ações da VW caírem 23% causando uma perda no valor da empresa em algo em torno a US$ 15 bilhões.
Este caso é simbólico, nunca, num prazo tão curto, uma empresa perdeu tanto (dinheiro e valor) por uma causa ambiental, o choque derrubou o valor da ação, fez a confiança descer pelo ralo, mas mais importante, vai fazer com que outras empresas prestem atenção.

Como sempre, para leituras adicionais:
http://www3.epa.gov/otaq/cert/documents/vw-nov-caa-09-18-15.pdf
http://www.arb.ca.gov/newsrel/newsrelease.php?id=757
http://fortune.com/2015/09/18/volkswagen-recall-epa-smog/
http://carplace.uol.com.br/volkswagen-frauda-emissoes-e-vendas-de-carros-a-diesel-sao-suspensas-nos-eua/
http://www.abcm.org.br/anais/conem/2010/PDF/CON10-0881.pdf
http://www.volkswagenag.com/content/vwcorp/info_center/en/news/2015/09/statement_ceo_of_volkswagen_ag.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário