segunda-feira, 24 de junho de 2013

Lua, Super-Luas e as Mudanças no Clima

A lua é uma referência para os habitantes da Terra, agricultores plantam, pescadores pescam e cortes de  cabelo são feitos de acordo com as fase da lua. Ela é a responsável pelas marés dos oceanos, a água dos mares a segue com um pequeno atraso. A lua é atraída pela Terra por cauda da gravidade e gira em torno de nós em um caminho que tem a forma geométrica de uma elipse. Assim, há períodos em que ela está mais próxima e em outros mais distante. Quando a lua está mais perto, em linguagem geométrica na extremidade do eixo menor, ela está no perigeu. Terá então maior atração gravitacional em relação as águas dos mares, e os níveis das marés tenderão a serem maiores. Esta aproximação só promove efeitos menores na Terra, a menos que você seja um surfista, nenhum terremoto ou erupção vulcânica está associado a isso. A Terra possui uma tremenda energia armazenada no seu interior e esta pequena variação nas atividades das marés não é suficiente para provocar qualquer alteração.

                                          em 24 janeiro 2008,  Cidade de Iporanga, Estado de São Paulo
Super-lua
No final de semana de 22 e 23 de julho, a lua esteve mais próxima do nosso planeta e como foi lua cheia se da o nome de super-lua. Ela estava 14% maior e 30% mais brilhante. Para quem perdeu a chance de observa-la, sem problemas prepare sua câmera, em agosto do ano que vem poderemos vê-la novamente assim.
O site de um blog colocou essas informações de forma didática e isso pode ser visto na figura abaixo.

         http://www.huffingtonpost.com/2013/06/20/supermoon-june-2013-perigee-moon_n_3461899.html

A Terra, assim como a Lua, também é atraída por um outro corpo galáctico de maior massa e orbita em seu entorno, o sol. Esse movimento, conhecido como translação, demora um ano para completar um ciclo e é o responsável pelas mudanças das estações do ano. Na figura a seguir vê-se na parte de baixo, como a Terra está em um eixo inclinado em relação ao sol.  Por exemplo, no item E, o inverno no hemisfério sul, ocorre quando o sol está mas distante da sua superfície e nesse mesmo período do ano começa o verão no hemisfério norte.

Outro tipo de movimento da Terra é o de rotação. Ele promove o dia e a noite. Além desses dois movimentos há outros, menos conhecidos, que são importantes pois alteram o clima do nosso planeta ao longo de eras.  



A movimentação mostrada no item A pode ser entendida como uma esticada na elipse que a Terra percorre ao longo dos 365 dias do ano.  Isso ocorre a cada período de 95.000 anos. A superfície da Terra fica mais próxima, e assim mais quente, durante um período do ano mais distante, mais fria, em outro. Isso altera o clima e a sobrevivência da vida por aqui.

Para quem jogou fliperama antes dos jogos de console em frente as televisões, TILT era quando você batia na máquina para não deixar a bolinha se perder, e a máquina encerrava o jogo por, nós saberíamos mais tarde, falta de fair play. No Item B, o que acontece é que a inclinação do planeta fica ainda maior promovendo maiores diferenças entre as temperaturas os hemisférios. Esse fenômeno ocorre a cada, aproximadamente, 41.000 anos. 

Quando a roda da bicicleta começa a girar de maneira estranha, como se o eixo estivesse meio solto ou da mesma maneira um peão, desses de criança, começa a parar a esse movimento se da nome de precessão. Não apenas nesses brinquedos ocorre isso, em galáxias e a Terra também passam por isso. O item C se repete a cada 21.000 anos. 

Há outros movimentos que abalam a movimentação normal da Terra, nos fazendo aproximar e nos afastar do sol. Isso muda a temperatura da superfície e a vida. São movimentos que se repetem a cada milhares de anos. Como possuem tempos de ciclos diferentes algumas vezes esses fenômenos se somam de maneira a fazer com que a Terra se aproxime do sol, e que a temperatura suba. Algumas vezes isso ocorre de maneira oposta, e a superfície esfria.

Dessa forma é complicado prever exatamente como será a temperatura do planeta. 

Há outros fenômenos que promovem a alteração da temperatura tais como a movimentação dos ventos e dos oceanos, o reflexo da superfície terrestre e a emissão de alguns tipos de gases provenientes de máquinas construídas pelo homem. 
O estudo das Mudanças Climáticas sempre leva em consideração, pelo menos, esses eventos.

Não posso deixar de escrever alguma palavras sobre o que está ocorrendo nas ruas.
Estas últimas semanas várias manifestações ocorreram pedindo mudanças na estrutura que rege e que organiza o Brasil, e isso foi e é fantástico.
Porém, o nosso país é complicado, temos índices relativos a assaltos, a roubos, a assassinatos e uma raiva mortal e desenfreada no trânsito que assusta. Nesses tempos as pessoas que praticam essas ações vis, parecem que, banhadas pela modernidade e pela globalização, tinham metas de produtividade a cumprir e mesmo nesse momento iluminado da nossa história mantiveram seus atos. Um horror.

Fonte
http://moon.nasa.gov/newsdisplay.cfm?Subsite_News_ID=44049&SiteID=6&iSiteID=1


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário