foto Bill Hatcher
Vários caminhos podem ser tomados, contatar universidades ou centros de pesquisa de opinião para fazer um levantamento de qual porcentagem da população usará ou usaria bikes para suas atividades cotidianas, qual caminho essas pessoas fariam e se, as já construídas vias para as bicicletas são suficientes, úteis, subplanejadas ou inúteis. Ou seja fazer ciência e ter números reais sobre a ocupação das ruas.
Outro caminho seria
procurar outras instituições preparadas para este tipo de trabalho. Há
um órgão internacional preocupado, entre outras coisas, com a
mobilidade urbana. De nome ITDP(Institute for Transportation and Development
Policy) algo como Instituto de Transporte e de Desenvolvimento de Políticas
(Públicas) e que presta serviço em várias cidades no mundo. Tem
como objetivo projetar e implementar serviços de transporte de
alta qualidade e auxiliar nas políticas públicas de maneira e a tornar as
cidades mais viáveis, habitáveis e sustentáveis. Em São Paulo, eles ajudaram a
planejar, com um plano piloto, as ciclo faixas e ciclo vias no entorno do
Butantã. Uma das idéias deste grupo, no sentido de diminuir o uso de automóveis
foi aquela já aplicada em Londres, o pedágio urbano, como uma forma de
gerenciar a enorme demanda por transporte em automóveis, reduzir as emissões e
tentar melhorar a qualidade de vida da população.
Los Angeles, foto Jodi Cobb
Na Austrália (Queensland Govermment) há vários estudos relativos a emissões de gás carbônico e o uso de bicicletas, para as condições locais, como consumo médio, tipo do combustível utilizado lá, assim como a parte da população que fica presa nos engarrafamentos. Um bem didático, que resume vários estudos, começa explicando as vantagens médicas de se pedalar. Passa pela vantagem de não se precisar de carros para pequenas distâncias, nem construir e manter locais(aterros) para disposição final de carros ou peças originárias deles. Para o caso da terra dos cangurus, cada ciclista que pedale 10km diariamente deixa de emitir 1.500 toneladas de CO2 anualmente e economiza para o governo A$ 1.700,00 em transporte público. O transporte corresponde a 15,5% das emissões dos gases de efeito estufa e, sabendo este número uma das formas de se baixar é pelo uso constante e perene das magrelas. Este estudo é tão bacana que ele avança em outras áreas do conhecimento e afirma que pedalar permite as pessoas interagirem socialmente e se sentirem parte da sua comunidade local.
Para aqueles que gostam de economia, a Forbes, fez uma reportagem sobre o dia sem carro(Une Journée Sans Voiture, A Day Without Car, Um dia sem carro), que acontece em várias cidades ao redor do mundo, eles capricharam e escolheram uma das mais bonitas do planeta, Paris. Aproveitando que este ano a reunião da ONU sobre o clima (COP 21) será lá farão o dia da bicicleta no período do encontro do clima. Então, neste mês de setembro, dia 27, teremos o dia sem carro.
Há vários trabalhos que dão base para discussões sérias e que devem ser feitos, basta saber se serão.
Como sempre, para quem quiser ler mais:
Nat Geo 1979, jan (pp 26-27) e 1997, may(pp 116-117)
https://www.itdp.org
http://www.tmr.qld.gov.au/Travel-and-transport/Cycling/Benefits.aspx#
http://www.zdnet.com/article/are-bicycle-lanes-really-green-some-city-residents-see-red/ Página 6 de 11at tests this possibility, but many cities have modeled the effect of bicycle lanes before installing
http://www.forbes.com/sites/ceciliarodriguez/2015/08/19/french-car-ban-makes-history-for-one-day-in-september-there-will-be-no-traffic-in-paris/
The Indu, april 25, 2015
https://www.itdp.org
http://www.tmr.qld.gov.au/Travel-and-transport/Cycling/Benefits.aspx#
http://www.zdnet.com/article/are-bicycle-lanes-really-green-some-city-residents-see-red/ Página 6 de 11at tests this possibility, but many cities have modeled the effect of bicycle lanes before installing
http://www.forbes.com/sites/ceciliarodriguez/2015/08/19/french-car-ban-makes-history-for-one-day-in-september-there-will-be-no-traffic-in-paris/
The Indu, april 25, 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário