Normalmente escrevo aqui sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, hoje vou escrever sobre reciclagem, mas sobre a reciclagem que nós, de quando em quando devemos fazer.
a reciclagem começa agora e são três casos.
Como boa parte da população do nosso país vive próximo ao mar, aproveitamos o calor deste final de semana e fomos nos juntar a esse povo todo que se banha no Atlântico.
Perto da casa da minha família na praia tem uma padaria que, o dono, gentilmente coloca uma estrutura de madeira vazada, para que as pessoas apóiem suas bicicletas enquanto estão fazendo compras. Essa armação fica no estacionamento, ocupando a vaga de quase dois carros. Mesmo estando na praia, onde não se tem nem muito horário nem pressa, carros paravam em frente a armação e nós ciclistas, acabávamos deixando nossas magrelas espalhadas pela entrada. O que sempre me deixou num misto de intrigado e indignado foi que carros bacanas, caros paravam lá. Carros, cujos donos certamente viajam para fora do país. Sempre fiquei curioso em saber se esse pessoal que impede que uma coisa simples como um apoio para bicicletas funcione, age quando está, sei lá, na Holanda. Hoje, como a vaga para bikes estava sendo ocupada por carros o dono do lugar decidiu colocar a armação dentro do espaço onde as pessoas andam.
Estava lendo umas postagens no facebook e li uma que a noticia não era de espantar mas os comentários … A noticia era sobre o aumento do valor da multa para quem ultrapassa um outro carro em lugares onde isso é proibido. Os comentários falavam sobre os dinheiros envolvidos nessa contravenção (será que é?), não ultrapassem, tá muito caro! O que me assustou é que ninguém estava lá muito preocupado com o fato de que o trânsito no Brasil mata mais gente do que várias dessas guerras que a gente nas escuta nas mídias somadas. Alguma coisa como 50.000 mortes por acidente de trânsito e as pessoas estavam preocupadas com o valor da multa?
Ciclofaixa e ciclovias
a cidade de São Paulo está sendo cortada por caminhos livres para o trânsito de bicicletas. Longe de entrar na discussão se está certo ou não, a instalação dessas faixas para ciclistas irá mudar a cara da cidade nos próximos anos. Para quem nunca andou, pelo menos aos domingos funciona assim, nos faróis dos cruzamentos onde não foi possivel fechar a rua, pessoas contratas especificamente para uma função muito importante atuam. Essas pessoas sinalizam quando o farol(semáforo ou sinaleiro) fecha, então além do vermelho do sinal há um camarada com uma bandeira fechando a faixa. Mesmo assim, muitos ciclistas passam ao largo e cruzam a rua com o vermelho ali, avisando que não era para fazer isso.
A reciclagem que mencionei no começo do texto é a nossa própria, de nós mesmos, acertar e começar a seguir pequenas regras, respeitar a faixa, não passar no vermelho, pequenas mudanças no nosso comportamento para fazer a cidade melhor. Fazer uma gentileza (que em alguns casos nem precisaria ter placa) como lugar reservado para gestantes e idosos, caramba tem que ter placa para dar lugar para uma grávida?
uma música para uma boa semana,
https://www.youtube.com/watch?v=cBSeEcFiTWA
Nenhum comentário:
Postar um comentário