Cousteau criou equipamentos, respiradores, cilindros, roupas e técnicas de mergulho todos eles necessários para a observação científica dos oceanos. Ele foi uma versão caiçara de Issac Newton que quando estava desenvolvendo suas teorias no campo da Física e lhe faltava a matemática necessária para comprovar suas teorias, o nobre bretão não se apertava e ele mesmo desenvolvia o Cálculo(matemático). Cousteau fazia o mesmo, quando ele precisava de algum equipamento ou dispositivo que não existia, ele, que comandava um pequeno exército de pessoas altamente capacitadas, desenvolvia. Como nunca ninguém havia desbravado as profundezas dos mares, Cousteau foi o primeiro a bater recordes de permanência, profundidade tudo isso para capacita-lo a fazer suas observações.
Jacques-Yves Cousteau (1910-1997) por Luis Marden, Nat Geo 1998 feb, pp71, escreveu dezenas de artigos para a National Geo.
Cousteau investigou as marés, o comportamento dos peixes, das correntes marítimas, mas mais importante que todos os seus trabalhos, abriu para o mundo a possibilidade de se estudar os oceanos.
Um trabalho que é muito relevante para se entender as variações da temperatura da Terra é o estudo das correntes oceânicas que dão a volta em todo o globo terrestre. Essas correntes podem ser basicamente divididas em dois tipos em função da temperatura, as de água quente tem cor mais amarela/avermelhada nos desenhos, e por serem quentes estão na parte de cima mais próximas a superfície. E as correntes frias, mais densas, e por isso ficam mais abaixo. A água fria (ou a quente) por possuir densidade diferente da água que a circunda pode ser considerada um outro fluido e acaba não se misturando.
Duas figuras representam bem essas correntes, uma bem bacana e comportada, onde essas correntes são chamadas de correias transportadoras (conveyor belt mesmo nome dado a esteiras que transportam minérios em uma mina).
A outra imagem, é a que eu mais me divertia quando dava aula sobre mudanças climáticas, contem a mesma informação desta figura ai em cima, porém em um desenho cubista. Da a impressão que vai cair, mas como eu disse é bem mais divertida.
Este é o desenho de um pedaço do globo mostrando o nordeste brasileiro na parte de baixo, o Caribe, a costa leste americana, o Atlântico Norte e um pedaço da Europa.
Ambas as figuras mostram como essas correntes mudam de temperatura de acordo com a região do planeta. Na região do Caribe a temperatura é mais elevada, próximo ao norte do planeta a temperatura é mais baixa(vale a mesma coisa para a região sul). Esse movimento do oceano procura equalizar a temperatura da Terra onde está muito fria a água, que esta fria, vai para regiões de temperaturas mais altas. Esse sistema funciona como o radiador de um carro, trocando o calor de uma região com a outra.
Para se medir essas temperaturas utilizam-se um sistema de bóias que afundam, medem a temperatura entre outros parâmetros do mar (como densidade e salinidade) e depois de um tempo essas bóias emergem e mandam os dados coletados para satélites.
Essas correntes oceânicas, ou como o outro nome diz, essas correias transportadoras, transportam o calor de uma região mais quente para uma mais fria.
O que tem ocorrido nestes tempos?
As regiões polares tem perdido camadas de gelo, e esse gelo derretido (que é água) vai para mar a uma temperatura de 0 oC (a zero grau celsius). E então, o que acontece? Um volume maior de água gelada cai nessa correnteza, indo para as águas mais quentes e resfriando essas águas, abaixando a temperatura das águas dos mares dos trópicos.
No filme Um dia depois de Amanhã é isso que ocorre com a Terra, há um degelo, essa água vai para o mar, isso promove um abaixamento da temperatura dos mares, as correntes oceânicas transportam essa água de temperatura mais baixa o que provoca um abaixamento da temperatura da Terra. Esse processo de aquecimento e de resfriamento, aqui vai mais uma referência cinematográfica, é o mesmo que acontece na franquia a Era do Gelo, e é o ciclo da Terra a cada (mais ou menos) 300.000 anos. Ou seja, após cada período desses nosso planeta esquenta e esfria.
As mudanças climáticas ocorrem por uma série enorme de fenômenos da natureza como o ciclo de tempestades solares, o movimento da Terra que a cada dezena de milhares de anos (muda o eixo, muda a posição em relação ao sol, o reflexo da superfície do nosso planeta, os ventos que cruzam a Terra e as correntezas oceânicas.
Cousteau abriu as portas de vários mundos, não só daqueles que adoram mergulhar, mas da ciência, não sei onde ele mirou quando quis começar a fazer equipamentos de mergulho em plena guerra, mas ele acertou em vários alvos.
a referência deste texto é o livro, maravilhoso, escrito por Jacques Cousteau, O mundo Silencioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário