segunda-feira, 20 de maio de 2013

Imagens da Terra Através do Tempo


Após um período em silêncio retorno, para semanalmente, escrever sobre meio-ambiente.   
Dia 9 de maio importantes organizações norte americanas (Google,  U.S. Geological Survey, NASA e o grupo TIME ) se uniram para apresentar imagens a todo aquele que tiver um computador, um smartphone ou um tablet e uma conexão de internet. Essas fotos mostram como a superfície da Terra se modificou nos últimos 25 anos.  Está lá em http://googleblog.blogspot.com.br/2013/05/a-picture-of-earth-through-time.html. São fotografias tiradas do espaço e arrumadas de maneira a se te ver a idéia da passagem do tempo. Essas imagens passam do inusitado, de como variou a costa de Dubai com os condomínios em forma do contorno dos continentes  e de palmeira ao triste e conhecido desmatamento da Amazônia. É a tecnologia a serviço do homem, de maneira didática, simples e clara. 
Esse tipo de informação é muito importante pois ajuda a entender como o homem interferiu na crosta no passado recente. Normalmente o que é feito pelos cientistas é apresentar os fenômenos a partir de gráficos e de curvas. 
Um dos gráficos mais famosos é o da variação da temperatura, e de dois dos gases mais importantes do efeito estufa, os gases dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) ao longo de milhares de anos. Este gráfico foi retirado do relatório do elaborado pelo IPCC (http://www.ipcc.ch) Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que é um órgão constituído por milhares de cientistas de todo o mundo.
Este gráfico tem no eixo x (das abcissas)  o tempo, e o ponto zero são os dias de hoje. E caminha para trás em milhares de anos. No eixo y (das ordenadas) estão a temperatura em graus celsius e a concentração de CO2 e de CH4. Esses dados foram coletados a partir de bolhas de ar que estão presas no gelo. Cientistas desceram tubos verticalmente na superfície da Antártica. Quanto mais profundo a bolha e, o gelo, mais antiga, mais para trás no tempo,  é a amostra da atmosfera. O que pode se ver no gráfico é que tanto a concentração dos gases como a temperatura variam da mesma maneira. Quando a concentração dos gases abaixa a temperatura está baixa. Quando a concentração aumenta a temperatura aumenta também. Os pontos mais baixos, 4 podem ser vistos neste diagrama, das curvas representam Eras do Gelo, como aquele desenho animado. São mostrados ciclos de aquecimento e de resfriamento da Terra. Um fato relevante deste gráfico é que a variação da média de temperatura na Terra de apenas 14oC (entre o ponto mais baixo e o mais alto) provoca mudanças bruscas no clima e na superfície. Como o gráfico tem a temperatura média e não a absoluta na realidade em algumas regiões do globo a variação da temperatura é de dezenas de graus. A partir deste gráfico são feitas algumas das previsões, algumas vezes catastróficas com relação ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera. Como a concentração de CO2 passa do ponto mais alto representado no gráfico, o que se estima é que a temperatura média do globo deva passar dos 4oC acima da média. Dessa forma alterações mais drásticas do clima e da superfície são esperadas. Em outra coluna apresentarei quais são esses prognósticos e a polêmica gerada a partir deles.



2 comentários:

  1. A concentração de CO2 na atmosfera segue um ciclo de 100.000 anos; o efeito antrópico EFETIVAMENTE existe, contudo estamos hoje no pico de mais um ciclo. Ver em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Fluctuations_in_temperature_and_in_the_atmospheric_concentration_of_carbon_dioxide_over_the_past_649%2C000_years.gif
    Se nossa análise se prender somente aos últimos 200 anos parecerá (não digo que não tenha ajudado) que somente o efeito antrópico é que foi o responsável.

    ResponderExcluir
  2. Rubão é isso ai, mas o problema é que a concentração de CO2 que sempre acompanhou a temperatura, ou seja a curva de CO2 e a curva de temperatura, agora descolaram, a concentração de CO2 subiu e a temperatura não acompanhou!! E a pergunta ou estimativa é será que vai? ou quando vai acompanhar?

    ResponderExcluir