No Canadá e nos Estados Unidos toda a sobra de comida vai para a pia, se fosse um desenho dos Flintstones haveria um pequeno dinossauro que comeria esses restos. No mundo real há um triturador e a comida passa por ele e desse pelo cano. No banheiro não há cesto e o os papeis são jogados no vaso. Assim, não há material orgânico sendo colocado no lixo. O restante do que é gerado nas casas é material passível de reciclagem e é colocado em recipientes. O conteudo desses contentores é recolhido. Os sacos plásticos nesse sistema de coleta é inútil e por isso há lei nesses paises que proibem que sacos plásticos sejam dados. O cliente pode comprar o saco por um valor próximo a 20 centavos.
No Brasil, o sistema de coleta e disposição do lixo, do resíduo sólido urbano- RSU, é obrigação do município. Na maioria dos mais de 5000 municípios, não há uma lei que obrigue os cidadões a reciclar o RSU. Há apenas indicações, sugestões e apelo a consciência ecológica para reciclagem. A única maneira de disposição do material orgânico gerado nas residências é a lata de lixo. Meu filho e a prima dele as vezes fazem uma composteira, mas creio que não deve entrar nas estatíscas da cidade. A geração de resíduo varia em função de vários fatores, como a localização se é urbana ou rural, da época do ano e dos dinheiros, ou seja da renda percapta. Se você é paulistano, deve gerar aproximadamente 1,3 kg resíduo/dia. Assim, mesmo que você goste e se preocupe com o meio ambiente ao longo de um ano você deve gerar quase meia tonelada de RSU. Belo Horizonte e agora São Paulo têm leis que proíbem que sacos plásticos sejam distribuidos gratuitamente. São leis que se ocupam com menos de 5% do nosso lixo.
É mais fácil fazer uma lei do que se preocupar, de fato, com o que importa: uma coleta inteligente com destinação apropriada. Isso, ainda por cima, gera trabalho e renda.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRubão na realidade o que é necessário fazer é uma análise, que se chama Análise de Ciclo de Vida, que avalia quais são as matérias-primas e quais são os resíduos gerados para produzir determinado produto (sacola plástica, sacos de papelão ou o processo de se lavar sacolas de pano). Para cada cidade há uma resposta e é essa que deve ser aplicada. Por exemplo em Dubai é melhor ter sacolas plásticas(de petróleo) do que lavar (usar água) as de pano. Não há uma resposta única para todos os casos, mas o que não deve ser feito é copiar a idéia de outros países ou cidades.
ResponderExcluirÉ verdade!!
ResponderExcluir